Política
05 Janeiro de 2023 | 09h29

“Bento XVI era humanista e defensor do património da fé”

A Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, considerou, terça-feira, em Luanda, o Papa Emérito Bento XVI, que vai ser sepultado, esta manhã, em Roma, um grande humanista, defensor e guardião do património da fé e homem do amor.

Ao assinar o Livro de Condolências, que se encontrava exposto na sede da Nunciatura Apostólica, em homenagem a Joseph Ratzinger, Esperança da Costa fez menção aos conselhos do Papa como um grande guerreiro da manutenção da paz e da reconciliação nacional.

A Vice-Presidente recordou a viagem apostólica de Bento XVI ao país, em 2009, durante a qual o ex-líder mundial da Igreja Católica expressou o respeito e carinho que nutria pelo povo angolano.

"O Papa reuniu com a juventude, a quem incentivou à permanente busca de soluções para contribuírem no desenvolvimento do país”, escreveu a Vice-Presidente da República.

A presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira, também prestou homenagem a Bento XVI. No livro, a líder do Parlamento angolano afirmou que o Papa Emérito foi um homem sereno e de uma verticalidade inquebrantável aos seus próprios princípios.

Carolina Cerqueira referiu que Bento XVI augurou que Angola fosse um país forte, rico e que orgulhe todos os seus cidadãos. "O Papa Emérito afirmou-se como um dos mais destacados teólogos de todos os tempos e soube marcar uma época importante na sua passagem como líder da Igreja Católica”.

A presidente da Assembleia Nacional também fez menção à visita de Joseph Ratzinger ao país, ao destacar que o Papa deixou a sua marca em Angola de manifesto apreço e amizade às comunidades católicas e nos votos de preservação da paz, construção de uma sociedade socialmente justa e economicamente desenvolvida.

Outra figura da governação angolana que prestou tributo ao Papa Emérito foi o governador provincial de Luanda. No seu texto, Manuel Homem expressou admiração pela capacidade de Bento VXI em promover o diálogo como meio para superar qualquer conflito.

No Livro de Condolências, o governador destacou a necessidade de se continuar a preservar o legado deixado por Bento XVI, o Papa que resignou o pontificado oito anos depois de assumir o cargo.

Joseph Ratzinger, que foi Papa entre 2005 e 2013, nasceu em 1927 em Marktl am Inn, na Diocese alemã de Passau, tornando-se no oitavo alemão a chefiar a Igreja Católica.

Papa Emérito é enterrado no túmulo de São João Paulo II

O Papa Emérito Bento XVI, falecido no sábado, vai ser sepultado no túmulo ocupado por João Paulo II, na cripta destinada aos pontífices sob a Basílica de São Pedro.

O sepultamento no túmulo onde os restos mortais de São João Paulo II ficou até Maio de 2011, altura em que a sua urna foi de novo exposta na Basílica de São Pedro, foi um desejo escrito de Bento XVI, falecido no sábado aos 95 anos.

O lugar já pertenceu ao corpo do Papa João XXIII e situa-se a poucos metros do túmulo de São Pedro, o apóstolo, e em frente às sepulturas de duas rainhas, Cristina da Suécia e Carlota de Chipre.

O túmulo de Bento XVI vai dispor de uma simples lápide de mármore branco, com a inscrição em latim dos anos do seu pontificado (2005-2013).

O Papa Emérito vai ser sepultado logo após as cerimónias fúnebres, a ser presidida, hoje, por Francisco, na praça de São Pedro, três dias depois de o cadáver estar em câmara ardente dentro da basílica.

Quanto a certos pormenores da liturgia do funeral, a imprensa não teve acesso, até ao fecho desta edição, talvez por se tratar das exéquias de um Papa, a ser presidida por outro.

A par disso, não circulam informações sobre se, como manda a tradição, o corpo do Papa Bento XVI vai ser sepultado em três urnas: uma de cipreste forrada de veludo carmim, encaixada noutra de chumbo com quatro milímetros de espessura e esta encaixada numa de madeira de ulmeiro.

O Vaticano também não esclareceu se serão proclamados os nove dias de ritos fúnebres, ou seja, o período de luto oficial decretado na Igreja Católica quando morre o seu líder, por se tratar de um Papa Emérito.

 

Um funeral inédito

O funeral de Bento XVI vai ser inédito. É que um Papa, no caso Francisco, se encarregará de celebrar o funeral de outro Papa, Bento XVI.

Esse facto só está a ser possível pelo facto de Joseph Ratzinger, eleito em Maio de 2005, ter renunciado ao cargo em Fevereiro de 2013, o que sucedia há mais de 600 anos.

Em função disso, tanto o velório do Papa Emérito quanto o seu sepultamento, hoje, são situações inéditas. Mas, o funeral, apesar de solene, vai ser simples, em respeito ao desejo de Ratzinger.

Aliás, alguns estudiosos consideram que a simplicidade com que decorrem os protocolos fúnebres para o Papa Bento XVI são semelhantes aos usados ​​para os bispos eméritos.

Para explicar essa questão, em entrevista ao jornal italiano Corriere della Sera, o cardeal Gerhard Müller, que foi prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé até 2017, afirmou que "não temos dois papas, há apenas um, que é Francisco”.

O cardeal acrescentou, ainda, que se diz Papa Emérito por cortesia, mas "na realidade, Bento XVI é um bispo emérito”, rematou.

 

Outras curiosidades 

Depois do funeral de Bento XVI, a Igreja Católica não vai realizar eleição de um Papa, uma vez o maior cristão do mundo ser liderado por Francisco.

Outra questão que vem à tona tem a ver com a destruição do anel do pescador, que é um dos três aspectos que diferem um Papa de ourtos clérigos no seu vestuário, juntamente com a batina branca e a férula ou báculo papal.

A batina branca foi usada por todos os papas recentes, enquanto a férula papal não é exclusiva de um pontífice. Sabe-se que Francisco usou várias vezes o mesmo báculo papal de Paulo VI e João Paulo II.

Quanto ao anel do pescador, é desenhado exclusivamente para cada Papa, uma vez escolhido. Quando se confirma a morte do líder mundial da Igreja Católica, há um ritual no qual ele é chamado três vezes pelo nome, o que não se confirmou no caso de Bento XVI.

Depois desse gesto, seguem-se vários protocolos, como destruir com um martelo o anel do pescador. Mas, desta vez, com a morte de Ratzinger, esse protocolo não foi seguido, pois o anel de pescador que havia sido dado ao Papa, em 2005, foi "anulado” com a resignação, em 2013.  

Por tradição, este anel seria destruído após a morte do Papa, mas no caso desse objecto de Bento XVI, foi apenas marcado com uma cruz.

Uma vez que Bento XVI renunciou ao papado, foi-lhe autorizado a usar uma batina branca simples, diferente da que usa o Papa Francisco, para indicar a sua condição de Papa Emérito, vestes com as quais de identificou até à sua morte.  

  Quem foi Bento XVI, o 265º Papa da história da Igreja Católica?

O alemão Joseph Ratzinger assumiu o cargo de Papa em Abril de 2005, após a morte de João Paulo II, mas tornou pública a renúncia ao papado oito anos depois.

A adopção do nome Bento XVI é uma inspiração de São Bento, que foi o fundador da Ordem Beneditina e o padroeiro da Europa.

Joseph Ratzinger é, até agora, o Papa que assumiu que viveu mais anos, ao morrer aos 95 anos. Quando foi eleito ao cargo, Bento XVI tinha 78 anos.

Já Leão XIII foi o primeiro Papa a nascer no século XIX e, também, o primeiro a morrer no século XX, tendo vivido até aos 93 anos, tornando-se no segundo Papa de maior longevidade, depois de Bento XVI.

O Papa Bento IX (Theophylactus III de Túsculo) nascido em Roma, entre 1012 e 1020, foi Papa em três ocasiões e considerado um dos papas mais jovens e o único homem a ter sido eleito pontífice em mais de uma ocasião, assim como foi o primeiro a renunciar ao cargo papal.

Consagrado Papa aos 20 anos, foi escolhido para a função para atender aos interesses das classes campestres de Roma que não aceitariam os inúmeros candidatos de outras dioceses originárias de fora de Roma.

Voltando a Bento XVI, nascido Joseph Aloisius Ratzinger, em Marktl am Inn, a 16 de Abril de 1927, foi o Papa da Igreja Católica e Bispo de Roma de 19 de Abril de 2005 a 28 de Fevereiro de 2013, quando oficializou a sua abdicação.

Posteriormente foi Papa Emérito e Romano Pontífice Emérito da Igreja Católica. Desde a sua renúncia era Bispo Emérito da Diocese de Roma. Foi eleito, no conclave de 2005, o 265º Papa, com a idade de 78 anos e três dias, sendo o sucessor de João Paulo II e sucedido por Francisco.

Ratzinger dominava pelo menos seis idiomas, entre os quais alemão, italiano, francês, latim, inglês, castelhano e possuía conhecimentos de português e lia grego antigo e hebraico.

Ratzinger foi o primeiro decano do Colégio Cardinalício eleito Papa desde Paulo IV, em 1555, o primeiro cardeal-bispo eleito Papa desde Pio VIII, em 1829, e o primeiro superior da Congregação para a Doutrina da Fé a alcançar o Pontificado, desde Paulo V, em 1605.

O Papa Emérito Bento XVI morreu a 31 de Dezembro de 2022, após apresentar uma rápida deterioração de sua saúde em consequência da idade avançada, nos dias seguintes ao Natal.

Fonte: JA