Economia
03 Janeiro de 2023 | 11h08

FMI prevê recessão em três grandes das maiores economias do mundo

As economias dos Estados Unidos da América, União Europeia e a China estão a abrandar em simultâneo, segundo a directora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI).

Kristalina Georgieva alertou, segunda-feira, que um terço da economia mundial vai estar em recessão este ano, incluindo metade da União Europeia.

"Para a maior parte do mundo, 2023 vai ser um ano difícil, mais difícil do que aquele que deixamos para trás”, já que as três grandes economias – os Estados Unidos da América, a União Europeia e a China "estão a abrandar em simultâneo”, disse Kristalina Georgieva, em entrevista à CBS.

A directora-geral do FMI prevê que metade dos países da União Europeia, cuja economia foi "severamente atingida” pelo conflito na Ucrânia, entrará em recessão em 2023.

Kristalina Georgieva vê, por outro lado, a economia dos EUA como mais "resiliente”, mostrando-se confiante de que o país possa ajudar a "sustentar o mundo num ano muito difícil”.

Sobre a China, a responsável refere que os efeitos da política "zero Covid” farão com que o crescimento económico seja "igual ou inferior” ao crescimento mundial, o que provocará um impacto negativo na mesma, na região asiática e no mundo em geral.

Fonte: JA