Curiosidades
03 Janeiro de 2023 | 10h36

Novo estudo diz qual é o 'segredo' para um envelhecimento saudável

É algo que faz, ou deveria fazer, todos os dias.

Segundo um novo estudo, publicado na revista científica eBioMedicine, os adultos que se mantêm bem hidratados parecem ser mais saudáveis e desenvolvem menos doenças crónicas, cardiovasculares e pulmonares. Além disso, os investigadores do National Institutes of Health, nos Estados Unidos, dizem que estes adultos até vivem mais tempo. Conclusões que comprovam a necessidade de beber água e outros líquidos durante o dia.

Para chegarem a estas conclusões, os investigadores analisaram mais de 11 mil adultos, durante 30 anos. De acordo com um comunicado, o objetivo foi examinar a ligação entre os níveis séricos de sódio, que aumentam quando a ingestão de líquidos diminui, e vários indicadores de saúde. 

Assim, concluíram que os adultos com os níveis no limite estavam mais em risco de condições crónicas, morte precoce, mas também mostravam mais sinais de envelhecimento.

Já entre os que tinham os níveis mais baixos, ou seja, estavam mais hidratados, foram relatadas conclusões completamente opostas.

"Os resultados sugerem que a hidratação adequada pode retardar o envelhecimento e prolongar uma vida livre de doenças", disse Natalia Dmitrieva, uma das autoras do estudo.

Fonte: NM