Ciência
02 Janeiro de 2023 | 16h09

Ano de 2023 terá eclipse solar raro; veja principais eventos astronômicos

Os céus de 2023 se preparam para apresentar uma programação incrível de maravilhas celestes para os nossos olhos!

Não apenas astrônomos profissionais e amadores, mas também qualquer entusiasta e iniciante em astronomia observacional poderá desfrutar da visão de vários planetas brilhantes em encontros próximos, chuvas de meteoros em condições perfeitas de visualização e até mesmo um eclipse solar raro!

Quer ver um pouco do que nos aguarda no ano que começou?

Chuvas de meteoros

Chuva de meteoros Gemínidas em 2017.

Logo no início do ano, entre os dias 3 e 4 de janeiro, ocorrerá o pico de atividade da chuva de meteoros Quadrântidas, um evento de porte médio capaz de produzir cerca de 40 meteoros por hora. A chuva é produzida pelos detritos de um cometa extinto chamado de 2003 EH1 e ocorre todos os anos de 1º a 5 de janeiro.

Outra chuva de meteoros média que ocorrerá é chamada de Líridas, produzida por partículas de poeira deixadas pelo cometa C/1861 G1 Thatcher que ocorre sempre entre os dias 16 e 25 de abril. No próximo ano, seu pico de atividades está previsto para acontecer na noite do dia 22 e na manhã do dia 23, onde produzirá até 20 meteoros por hora.

As chuvas de grande porte, contudo, ocorrerão um pouco mais à frente no ano. As Perseidas, uma das melhores chuvas de meteoros para observar, produz até 60 meteoros por hora em seu pico, previsto para os dias 12 e 13 de agosto, e ocorre devido aos detritos deixados pelo cometa Swift-Tuttle.   Já a melhor chuva do ano está prevista para ter seu pico nos dias 13 e 14 de dezembro: as Gemínidas será o principal evento de meteoros do ano e produzirá até 120 meteoros coloridos por hora em seu pico. Ela é originada pelos resquícios deixados pelo asteroide 3200 Phaethon e ocorre todos os anos entre 7 e 17 de dezembro.

Encontros planetários

Conjunção entre Júpiter e Saturno em 2020.

Um dos eventos mais famosos entre amantes do céu noturno são os encontros próximos entre planetas, conhecidos como conjunções. Não se trata necessariamente de uma proximidade orbital real entre eles, mas, devido à nossa visão de perspectiva desde o nosso planeta, eventualmente os vemos próximos na mesma região do céu.

A primeira conjunção significativa ocorrerá logo no dia 23 de janeiro: cerca de uma hora após o pôr do sol, atente-se para o brilho deslumbrante da Lua crescente aparecer no céu logo acima de dois planetas brilhantes: Vênus e Saturno. Os planetas estarão posicionados apenas a cerca de um grau de distância, que equivale aproximadamente à largura do seu dedo indicador quando esticado no comprimento do seu braço.

Outros encontros que prometem ser belíssimos ocorrerão no dia 22 de maio, quando a Lua, Marte e Vênus, dançarão junto nos céus ao longo da noite inteira, no formato de um arco, e também na noite do dia 2 de outubro, quando Júpiter, o maior planeta do Sistema Solar, se aproximará da Lua quase inteiramente iluminada em um encontro deslumbrante.

Eclipses solares

Eclipse solar anular

O ano de 2023 promete também dois espetáculos sem igual! No dia 20 de abril, um raro eclipse solar híbrido enfeitará partes da Oceania, presenteando observadores sortudos com um belo efeito de anel de fogo, onde o anel de luz solar será envolvido parcialmente quando a Lua passar por ele. Os espectadores do Brasil também serão agraciados este ano com um eclipse solar! Um outro eclipse solar anular ocorrerá 14 de outubro e será visto de a América do Norte até a América do Sul.

A melhor localidade para ver o anel de fogo será no Nordeste, principalmente nas capitais Natal e João Pessoa. O fenômeno terá início logo após às 15h e irá até o pôr do Sol. Nas demais regiões do país, o eclipse será parcial.

Fonte: TecMundo