Sociedade
02 Janeiro de 2023 | 15h00

Polícia detém cidadã por venda de medicamento falso para cura da SIDA

A Polícia Nacional anunciou, esta segunda-feira, a detenção de uma cidadã de 53 anos de idade no município da Caála, província do Huambo, por venda de medicamento falso que, supostamente, serve para cura definitiva da Sida.

Segundo uma nota de imprensa do Comando da Polícia Nacional na província do Huambo, que a ANGOP cita, a mesma foi detida num estabelecimento nos arredores da vila comunal do Cuima, 50 quilómetros a Sul da cidade da Caála.

Os factos concorreram quando a cidadão tentava persuadir alguns cidadãos para comparem o suposto fármaco, na perspectiva de estarem livres do vírus da imunodeficiência humana que causa a SIDA, situação que chamou atenção dos agentes da ordem que realizavam uma micro operação nas imediações.

O documento indica que a cidadã, encaminhada ao Ministério Público para os devidos procedimentos legais necessários, incorre aos crimes de falsas promessas e de exercício ilegal da profissão de farmacêutica, por não possuir qualquer documento autorizado pela Ordem dos Farmacêuticos de Angola.

Face a esta ocorrência, a Polícia Nacional alerta aos cidadãos a não se deixarem enganar pelos falsos farmacêuticos, a fim de evitarem a compra de medicamentos falsos ou em locais não certificados pelas autoridades sanitárias.

Trata-se do primeiro caso de género nos últimos dois anos na província do Huambo, com uma extensão territorial de 35 mil 771 quilómetros quadrados e uma densidade populacional acima dos dois milhões 600 mil habitantes, que é composta, administrativamente, por 11 municípios, 37 comunas e três mil 387 aldeias.

Efectivo da Polícia Nacional © Fotografia por: Aurélio Janeiro (Angop)

Fonte: Angop