Sociedade
01 Janeiro de 2023 | 11h46

Hábito de oferecer brindes e flores está a desaparecer da tradição festiva

Flores, ursos de peluche, chocolates, roupas e calçados estão entre os brindes mais solicitados pelos clientes no último dia do ano 2022. Na ronda efectuada ontem, a equipa do Jornal de Angola conversou com algumas vendedoras para quem o hábito de oferecer brindes nesta época está a desaparecer paulatinamente.

Maria João, de 30 anos, vendedora de flores, disse que as vendas e compras de mimos baixou significativamente, por causa da situação económica. "Num universo de dez clientes, só a metade é que ainda tem ou mantêm a tradição de compras e continua a oferecer brindes”, lamentou.

Os brindes mais adquiridos, contou, são as roupas e os calçados. "As flores estão entre as ofertas menos solicitados”, criticou, além de acrescentar que mesmo com o elevado número de postos de venda de brindes a procura tem sido reduzida.

"Antes, a esta hora, os trabalhadores já estariam de um lado para outro com os cabazes. A compra de flores e outros brindes também já teriam uma maior adesão. Mas a cada ano que passa perder-se o interesse e já não se cumpre a tradição”, disse.

 

Roupa branca

Entre as tradições que prevalecem, a do uso de roupa branca continua a ser mais comum. A maioria dos jovens que esteve a passear pelas ruas da capital usou roupa branca.

Para  Josimar  Miranda, de 25 anos, gerente da loja Lilás, no São Paulo, nesta época tem conseguido vender muito e a procura das roupas brancas é maior.

Por outro lado, Irene Cauanda, de 30 anos, supervisora da loja Morex, informou que têm tido uma procura acentuada de roupas, não só brancas, mas apropriadas para as festas de réveillon.

A realidade é completamente diferente, para Manuela Adão, comerciante da praça do Asa Branca, cujas roupas não tiveram grande procura este ano. "O negocio está parado e não se faz sentir a compra dos produtos. Em épocas anteriores, as vendas eram melhores”, disse.

A corroborar esta opinião, está Neusa Lopes, vendedora do mercado da Praça das Mulheres, para quem o final do ano foi abonatório. "Nesta altura do ano há muita procura das roupas brancas. Vende-se de tudo um pouco, desde calções curtos às calças e vestidos”.

Fonte: JA