Saúde
24 Novembro de 2022 | 10h37

Engravidar pouco tempo após um aborto não é mais arriscado, diz estudo

Hoje em dia, a recomendação geral e feita pela Organização Mundial de Saúde (OMS) é que se espere, até seis meses, antes de voltar a engravidar, após um aborto ou um aborto espontâneo. No entanto, segundo um novo estudo, é possível que seja seguro, tanto para a mãe como para o bebé, tentar conceber antes disso.

Para esta investigação, publicada na PLoS Medicine, uma revista científica, foram analisadas 72 mil gravidezes, abrangendo oito anos, entre 2008 a 2016, explica a BBC News.

Com estas informações, a equipa de investigadores "não encontrou grandes diferenças nos resultados quando uma nova gravidez ocorreu antes de uma 'pausa' de seis meses".

Segundo a BBC, esta conclusão é diferente e contraria outros estudos, incluindo um feito na América Latina,  que ajudaram a formar as recomendações da OMS.

Os autores desta análise, feita na Noruega, afirmam que, após a publicação destas conclusões, é necessário rever os conselhos que são dados aos casais, para que consigam tomar uma decisão informada sobre quando tentar ter um bebé. 

No entanto, também afirmam que é necessário continuar a fazer estudos sobre o assunto, já que pode ser inaceitável, para alguns casais, pedir que esperem tanto tempo antes de voltar a tentar engravidar, quando não é medicamente necessário, diz a BBC. 

Fonte: NM