Sociedade
20 Setembro de 2022 | 08h43

Primeiras cirurgias ao lábio leporino realizadas com sucesso

As primeiras dez cirurgias, realizadas, esta segunda-feira, no Hospital Josina Machel, às crianças com problemas de lábio leporino e fenda do palato foram feitas com sucesso, garantiu o cirurgião maxilo-facial Agnelo Lucamba.

O também coordenador da campanha de cirurgias ao lábio leporino e fenda do palato informou que, ontem, as dez crianças foram atendidas por um grupo de 20 profissionais, entre cirurgiões de maxilo-facial, anestesistas, catalogadoras e instrumentistas, de vários hospitais de referência do país.

As crianças, esclareceu, são parte de um grupo de 150, que vão beneficiar destas cirurgias, até o dia 30 deste mês, no Josina Machel, numa parceria existente há um ano com o Hospital Pediátrico de Luanda, David Bernardino.  

Agnelo Bernardo adiantou que caso hajam mais casos, a equipa médica está pronta para fazer a operação cirúrgica. "O objectivo é operar, durante duas semanas, o maior número possível de crianças”, explicou. Além das crianças, adiantou, a campanha já beneficiou, também, 30 adultos, com idades entre os 19 e 50 anos.

Fonte: JA