Sociedade
19 Setembro de 2022 | 14h39

Apreendidas 435 pedras de diamantes no Cuango

Quatrocentas e 35 pedras de diamantes de diversos quilates foram apreendidas pela Polícia Nacional, no município do Cuango, província da Lunda Norte, em posse de um cidadão de 27 anos de idade, por suposto crime de tráfico ilegal do mineral.

Segundo uma nota do Comando provincial da Polícia Nacional na Lunda Norte, que a ANGOP cita, foi igualmente apreendido um milhão de kwanzas e 100 dólares norte-americanos, em posse do aludido cidadão.

A nota refere que a detenção do cidadão e a apreensão dos diamantes e dos valores monetários, ocorreu na via pública, acrescentando que o presumível autor do crime foi encaminhado ao Ministério Público para os passos subsequentes.

Os diamantes e os valores apreendidos foram encaminhados ao posto avançado da Operação Transparência, em Malanje.    

O documento informa que foi igualmente detido, um cidadão de 46 anos de idade, segurança, acusado de negligência, por ter adormecido no local de trabalho, facto aproveitado pelos meliantes que assaltaram uma loja sob sua vigilância, resultando no roubo de 19 mil dólares norte-americanos e KZ 100 mil.

Imigração

A nota informa que no último fim-de-semana, a 7ª unidade de Guarda Fronteiras, impediram a entrada ilegal no território angolano, de mil e 122 cidadãos da República Democrática do Congo (RDC) acompanhados de 195 crianças, cujo objectivo era fixar-se em zonas de exploração de diamantes. 

Diamantes © Fotografia por: Pedro Parente (Angop)

Fonte: Angop