Sociedade
12 Setembro de 2022 | 14h30

Morreu o médico tradicional Papá Kitoko

O notável médico terapeuta tradicional Kitoko Mayavanga “Papá Kitoko” morreu, na noite de domingo, 11, vítima de acidente de viação, no distrito do Zango, município de Viana, em Luanda.

Segundo informações apuradas pelo Jornal de Angola, o acidente ocorreu pelas 20 horas, quando a viatura que conduzia capotou causando a morte do médico e sobrevivendo apenas a mulher que o acompanhava.

 

"O Avô Kitoko – no início da carreira conhecido por Papá Kitoko, teve um acidente de viação na entrada do Zango IV, às 20:30, e as 21:00 foi socorrido para o Hospital do Zango. Como a situação era já difícil, foi enviado de ambulância para o Hospital Geral de Luanda. Infelizmente não resistiu aos ferimentos e acabou por falecer”, contou ao Novo Jornal um dos familiares.

Angola / Papa Kitoko et José Eduardo Agualusa 

Papá Kitoko era o mais conhecido dos ervanários e médicos tradicionais em todo o País e notabilizou-se na década de 1990, através do seu centro de tratamento tradicional "Avô Kitoko”, no Cazenga, onde acolhia, em Luanda, e até mesmo no Hospital Psiquiátrico de Luanda, pacientes com distúrbios mentais.

 

A família ainda não definiu uma data para o funeral, mas adivinha-se que este será muito concorrido porque, como lembrou um dos familiares, o "Avô Kitoko”, era um homem "muito acarinhado pela população”.

© Fotografia por: DR/Divulgação

Fonte: JA/NJ