Política
26 Maio de 2022 | 15h28

PR confirma convocação das eleições gerais para breve

O Presidente da República, João Lourenço, declarou hoje, quinta-feira, que as eleições gerais, previstas para Agosto, serão convocadas tão logo se realize a reunião do Conselho da República.

O Estadista falava à imprensa, depois de ter inaugurado as novas instalações da Comissão Nacional Eleitoral (CNE), edifício que se passa a designar Margaret Anstee, diplomata britânica que esteve em Angola, em 1992 em representação do secretário-geral das Nações Unidas.

"Logo que se realizar a reunião do Conselho da República é possível que minutos, horas ou dias depois as eleições sejam convocadas”, complementou.

João Lourenço acredita que as novas instalações da CNE, avaliadas em mais de  44 milhões de dólares, representam um grande orgulho para o país e para a democracia angolana, uma vez que, pela primeira vez, passa a ter condições condignas para exercer o seu trabalho.

Considerou infundadas acusações segundo as quais estaria a atrasar deliberadamente as eleições, esclarecendo que a lei orienta que sejam marcadas até 90 dias antes do fim do mandato.

O Presidente qualificou como irresponsável uma insinuação de determinado político da oposição, alegando a existência de um túnel, que liga a CNE ao Palácio Presidencial.

Para João Lourenço, a realização de eleições é sempre um momento de grande desafio, que não deve significar instabilidade, pelo que a disputa deve ser feita dentro das regras.

Presidente da República, João Lourenço © Fotografia por: Francisco Miúdo (Angop)

Fonte: ANGOP