Economia
26 Maio de 2022 | 15h11

Vera Daves recebe prémio de “Ministro das Finanças do Ano” em África

A ministra das Finanças de Angola, Vera Daves de Sousa, foi distinguida, quarta-feira, em Accra, Ghana, com o título de “Ministro das Finanças do Ano”, atribuído pelo African Banker Awards.

A distinção ocorreu durante a conferência anual de referência para a banca e finanças do continente, realizada  à margem das reuniões anuais do Banco Africano de Desenvolvimento, de acordo com uma nota que a ANGOP cita.

O reconhecimento, de acordo com os responsáveis pela revista African Banker e os organizadores do African Banker Awards, foi baseado em critérios, como o trabalho que a
ministra das Finanças tem desenvolvido, visando a sustentabilidade das Finanças públicas,bem como a sua capacidade de enfrentar problemas económicos globais mais desafiadores, no actual contexto.

Foram igualmente destacados para este reconhecimento, aspectos como a "corajosa agenda reformista em prol da renovação da confiança na economia de Angola e na
mobilização de recursos para a transformação das infraestruturas”.

Em mensagem enviada à organização do evento, Vera Daves de Sousa agradeceu o reconhecimento que é extensivo à liderança aberta, visionária e corajosa do Presidente da República, João Lourenço e à toda equipa Económica do Governo, bem como do Ministério das Finanças.

"Permitam-me agradecer uma vez mais a distinção que deram, não só a mim, mas a toda a equipa do Ministério das Finanças de Angola – e a todos os jovens de Angola, que têm esperança e acreditam que é possível ser jovem, ser honesto, estar alinhado às melhores práticas e ser reconhecido local e internacionalmente por isso", sublinhou Vera Daves.

Vera Daves garante trabalho continuo e  tudo fazer  para melhorar a qualidade das  Finanças Públicas, da economia e do bem-estar dos cidadãos angolanos.

A titular das Finanças participou da reunião anual do BAD em formato virtual, tendo o seu prémio recebido por uma representante no local do evento.

Organizada pela revista African Banker e pela IC Events, em cooperação com a Business in Africa Events, o "African Banker Awards”, é uma iniciativa que visa celebrar a excelência e as melhores práticas na banca africana, reconhecendo as personalidades e bancos que impulsionam o sector financeiro em rápida transformação em África.

Para além da atribuição ao prémio para o Ministro das Finanças do Ano, foramdistinguidas outras categorias como as de Banqueiro Africano do Ano, Banco Africano do Ano, Instituição Financeira de Desenvolvimento do Ano, Banco Regional do Ano, Acordo
de Infraestrutura do Ano, Negócio do Ano – Dívida, Negócio do Ano – quity, Prémio FinTech do Ano.

Foram ainda distinguidas as categorias de Banco Sustentável do Ano, Banco do Ano das PME, Acordo energético do Ano, Negócio agrícola do Ano, Prémio de Realização Vitalícia, Ícone do banqueiro africano e Governador do Banco Central do Ano.

Angola recebe assim, pela segunda vez o  prémio atribuído a um Ministro das Finanças africano. 

O primeiro foi, em 2014, em que foi distinguido na mesma categoria, o então ministro das
Finanças, Armando Manuel.

Ministra das Finanças, Vera Daves © Fotografia por: Francisco Miúdo (Angop)

Fonte: ANGOP