Sociedade
19 Maio de 2022 | 09h45

Anunciados nomeados para Globos de Ouro Angola 2022

Os 116 criadores angolanos nomeados para a 3ª edição dos Globos de Ouro Angola 2002 foram anunciados, na noite de quarta-feira, em Luanda, pela organização do evento.

Os nomeados, cuja gala de premiação acontece a 29 deste mês, estão distribuídos por 29 categorias, de 8 áreas de actividade, num total de 32 distinções para reconhecer a excelência feita por angolanos e para angolanos, dentro e fora do país.

Os Globos de Ouro Angola são a mais importante e mais abrangente gala de premiação de Angola, que prestigia o trabalho de profissionais e artistas de diversas áreas, destacando a cada edição as pessoas que mais brilham e que mais alto elevam a sua arte e ofício, destacando-se dos demais, através de exímias performances e desempenhos extraordinários, marcantes e inspiradores.

A lista dos nomeados é preenchida por individualidades ligadas ao teatro, desporto, televisão, rádio, moda, música, literatura e cinema, esta última categoria que entra  pela primeira vez.

A organização prevê ainda uma categoria Globo de Ouro Impacto Social para profissionais e projetos filantrópicos de apoio à população angolana, um Globo de Ouro Excelência para um profissional, individualidade, instituição ou empresa cujo trabalho ou projecto tenha sido particularmente impactante e/ou relevante para o país nestes dois anos em particular, e um Globo de Ouro Ícone Nacional para uma referência incontornável de Angola pela sua excepcional carreira, história, influência e contributo para o país, dentro da sua área.

Estes troféus, atribuídos anualmente numa iniciativa e organização dos empreendedores Karina Barbosa, Sarchel Necésio e Kayaya Júnior, contam também com a "Academia Globos de Ouro Angola”, cujos integrantes são um grupo de personalidades e profissionais convidados, especializados e reconhecidos nas áreas a premiar, que fazem parte do evento na qualidade de membros consultores de nomeação e júris.

Fonte: ANGOP