Internacional
18 Maio de 2022 | 16h09

Museu Etnológico de Berlim tem objectos culturais angolanos

A entrega do inventário de objectos culturais angolanos, guardados na colecção do Ethonogisches Museum, de Berlim, um acto realizado no Museu de Antropologia, em Luanda, e presenciado pelo Vice-Presidente da República, Bornito de Sousa, marcou, terça-feira(17), a abertura oficial das celebrações do Dia Internacional dos Museus, que é celebrado hoje.

Sob o lema "O Poder dos Museus”, a data tem como destaque, em Luanda, a inauguração hoje, às 9h30, no Museu da Escravatura, da exposição "Trabalhos infanto-juvenis sobre a escravatura”. Ainda no mesmo dia, o programa de actividades reserva, para Luanda, a realização, às 10h00, no Museu de História Natural, da palestra "A importância dos Museus em Angola”.

A efeméride, que é celebrada também noutras províncias do país, reserva, para hoje, a realização da palestra "A problemática da museologia em Angola”, em Benguela, a exposição itinerante "Traje africano e medicina natural”, em Cabinda, e uma visita guiada à Ombala da Humpata, na Huíla.

Outras actividades de realce programadas para hoje são a palestra "O poder dos museus e a importância da salvaguarda dos Sona”, a ser realizada às 11h00, no Museu do Dundo, na Lunda-Norte, e a abertura da exposição colectiva "O Poder dos Museus: os museus e a legitimação das artes”, às 16h00, no Museu de História Natural, em Luanda.

Para amanhã, a programação tem como referência a abertura do projecto "Conhecer o Museu”, a ter lugar às 10h00, na Casa Museu Óscar Ribas, em Luanda.

Em saudação à data, o Ministério da Cultura, Turismo e Ambiente disse, em comunicado de imprensa, que a efeméride serve para analisar, através de um conjunto de actividades, a questão da inserção aprofundada dos museus na sociedade e a criação de mecanismos para atracção de mais público, de forma a  torná-los em espaços auto-sustentáveis.

"As comemorações da data têm constituído uma oportunidade de suscitarmos uma atenção especial aos aspectos organizativos e funcionais dos museus, através de acções e de actividades que, ao mesmo tempo promovem a importância das instituições museológicas, permitindo uma efectiva reflexão em torno de mudanças necessárias para melhorias necessárias ao seu pleno funcionamento, mesmo em tempos de crise”, descreve o comunicado.

Desde 1977 que se comemora a 18 de Maio, o Dia Internacional dos Museus, uma data instituída pelo Conselho Internacional dos Museus (ICOM), sempre com um tema específico. Este ano, está destinado uma abordagem em torno de "O Poder dos Museus”.

Fonte: JA