Saúde
12 Maio de 2022 | 15h21

Enfermeiros encorajados a intervir no combate às grandes endemias

O vice-governador de Malanje para o sector político, económico e social, Domingos Eduardo, encorajou hoje, quinta-feira, os enfermeiros a contribuir com projectos que visam a melhoria da estratégia de combate e prevenção às grandes endemias, com realce para a malária.

O apelo surge em função do aumento de casos de malária na região, sendo que só no primeiro trimestre deste ano a província notificou 177 mil 505, mais 12 mil em relação ao período homólogo de ano transacto, tendo 260 dos quais resultado em morte.

Intervindo no acto provincial alusivo ao Dia Internacional do Enfermeiro, que hoje se assinala, o responsável reconheceu haver muitos problemas de saúde que exigem um papel mais interventivo e melhor desempenho dos enfermeiros, rumo à humanização dos serviços prestados.

Reconheceu que a classe ainda enfrenta muitas dificuldades, sobretudo no que toca ao salário e condições de trabalho, aspectos que precisou estar a merecer a atenção do Executivo, com vista a dignificação dos profissionais e melhoria do sistema de saúde do país.

Por outro lado, enalteceu o "heroísmo” demonstrado pelos enfermeiros no auge da pandemia da covid-19 no país, fruto do comprometimento dos mesmos em prol da salvaguarda da vida humana.

Por sua vez, a presidente em exercício do Conselho Provincial da Ordem dos Enfermeiros de Angola (ORDENFA), Regina Zuzi Tuba, reiterou o contínuo engajamento do órgão no desmantelamento de falsos enfermeiros, tendo em atenção as consequências que o exercício ilegal desta actividade acarreta.

Defendeu, por outro lado, a contínua aposta do Executivo na construção, reabilitação e apetrechamento de unidades hospitalares, com vista a extensão da rede.

A ORDENFA controla, em Malanje, dois mil e 420 associados, entre enfermeiros, técnicos de e auxiliares de enfermagem.

Criado pelo Conselho Internacional dos Enfermeiros, o Dia Internacional do Enfermeiro visa homenagear Florence Nightingale, considerada fundadora da enfermagem moderna.

A data é comemorada anualmente desde 1965, mas foi apenas oficializada em 1974.


© Fotografia por: DR/JA

Fonte: ANGOP