Curiosidades
13 Abril de 2022 | 11h56

Banho em excesso? Saiba o que acontece se tomar mais de 2 banhos por dia

Toda a verdade.

É daqueles que toma mais de um banho por dia, por exemplo de manhã e à noite, ou pertence ao grupo que opta por tomar apenas um duche diário? Ora, caso se encaixe na primeira categoria, então saiba que não é só a sua conta da água que é afetada… e sim, o seu corpo também pode estar a ser prejudicado, alerta um artigo publicado no site Megacurioso.

Segundo os especialistas, é recomendável tomar somente um banho por dia. Já que mais do que isso pode afetar negativamente a saúde da pele e do cabelo, ou inclusive a saúde reprodutiva. Entenda:

Cabelo

Lavar os fios em demasia provoca oleosidade, isso porque o champô leva ao ressecamento do cabelo e como resposta o couro cabeludo produz mais sebo. Mais ainda, o excesso de químicos pode irritar o couro cabeludo.

Leia Também: Três partes do corpo que deve lavar diariamente, especialistas revelam

Pele

O sabão e a água quente removem todo o tipo de substâncias, nomeadamente as bactérias saudáveis e os óleos essenciais da pele humana. Consequentemente, certos dermatologistas, aconselham a tomar banho apenas entre duas a três vezes por semana de modo a evitar que a pele seque e cause a inevitável sensação de comichão. 

Saúde reprodutiva

Os órgãos reprodutivos necessitam de ser sujeitos a um processo natural de limpeza e o uso de sabonetes e géis perfumados na sua higienização pode afetar o equilíbrio dos níveis de pH, sobretudo nas mulheres.

Tal pode gerar desequilíbrio bacteriano, irritação e inclusive impactar na sua saúde reprodutiva. Opte por usar produtos suaves e sem perfume.

Fonte: NM