Economia
10 Abril de 2022 | 21h34

Angola deverá crescer 3% este ano e produção petrolífera aumenta 5,4% - Consultora

A consultora Oxford Economics Africa considerou este domingo que Angola deverá crescer 3% este ano, depois de cinco anos de recessão, com a produção de petróleo a crescer 5,4%, para 1,18 milhões de barris diários.

"Os últimos números do Produto Interno Bruto (PIB), apesar de serem ainda relativos a 2021, mostram os primeiros sinais de uma recuperação económica mais consistente que se está a formar em 2022", escrevem os analistas numa nota sobre a evolução do PIB no ano passado, que subiu 0,7% e saiu da recessão em que estava desde 2016.

"Antevemos que o PIB real acelere para perto de 3% este ano, sustentado na recuperação da produção petrolífera e no contínuo crescimento robusto dos sectores da manufactura e agricultura", diz a consultora citada hoje pela Lusa.

"Esperamos que o prolongado declínio na produção de petróleo vá finalmente parar este ano; a nossa projecção para a produção de crude mostra uma ligeira melhoria, para 5,4%, o que representa 1,18 milhões de barris diários, devido à entrada em funcionamento de vários poços, mas continua bem abaixo do potencial devido às dificuldades técnicas no processo de extracção", escreve a Oxford Economics Africa.

Fonte: JA