Economia
08 Abril de 2022 | 13h27

Empresários angolanos preparam presença em feira

Empresários angolanos de distintos sectores, como indústria, comércio, agricultura, turismo, construção, petróleo e gás, tecnologia e outras áreas, vão participar, de 18 a 22 deste mês, em Madrid, numa das mais importantes feiras internacionais de negócios e comércio exterior de Espanha, denominada IMEX.

De acordo com fonte oficial, Angola é uma das convidadas especiais, devendo as empresas nacionais aproveitarem a feira para anunciar inovações e oportunidades de negócios no país.
Outra perspectiva, de acordo com nota enviada ao Jornal de Angola, é a de garantir a internacionalização das empresas, novos mercados com inovação tecnológica e diversificação.

A feira servirá, igualmente, como oportunidade para Angola divulgar as reformas em curso e a melhoria do ambiente de negócios, especialmente no âmbito das prioridades definidas pelo Executivo no fomento e diversificação da economia, para o país ser, efectivamente, "um grande destino do investimento directo estrangeiro”.

Do ponto de vista estratégico, Angola é parceiro de Espanha, cujas "relações bilaterais estratégicas foram reforçadas e estreitadas, em 2021, com a assinatura de acordos ao mais alto nível e de visitas recíprocas dos Chefes dos dois Governos”.

Institucionalmente, a presença de Angola está a ser coordenada pelo Ministério da Indústria e Comércio, com o apoio da Agência de Investimento Privado e Promoção das Exportações de Angola (AIPEX) e da Embaixada em Espanha, além de outras entidades.

A IMEX é organizada pela Revista Internacional de Negócios Moeda Única, tendo como principal objectivo melhorar a competitividade das empresas, com "uma oferta eficiente e inovadora de produtos e serviços necessários para promover a internacionalização de empresas”.

Madrid acolhe, este ano, a 20ª edição da IMEX. Também conhecida como "Semana de Internacionalização”, "a edição de 2022 da IMEX vai tornar-se no epicentro dos negócios internacionais para as empresas espanholas que desejam expandir-se em mercados estrangeiros”, lê-se no site do evento.

Vão ser revistos os desafios actuais do sector exportador, realçando a importância de incorporar os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável no tecido das empresas, para fazer uma rota de internacionalização sustentável.

Serão, igualmente, abordados conteúdos como a situação actual da Ibero-América para o comércio e o investimento empresarial, conceitos dos sectores financeiro, logístico, turismo, digitalização e transformação digital, fundos europeus e parceria empresarial para a internacionalização.

Fonte: JA