Economia
04 Abril de 2022 | 15h03

Nova moeda metálica de Kz 200 já em circulação

A oitava família de moeda metálica, com o valor facial de 200 kwanzas, entrou, neste dia 4 de Abril, oficialmente em circulação, num total de 25 milhões de "peças" disponíveis nas 18 províncias do país.

Conforme a recente apresentação do Banco Nacional de Angola (BNA), a nova moeda comemorativa, já em posse dos  bancos comerciais, assinala o 20º aniversário da Paz e Reconciliação Nacional em Angola, assinalado hoje, segunda-feira. 

A mesma ilustra a imagem de um abraço fraterno entre os angolanos, símbolo de reconciliação e união, tendo o Banco Central angolano desembolsado, para a sua produção, USD 1,6 milhões ao fabricante - a empresa russa Goznak.

Essa denominação, emitida ao abrigo da Lei n.º 1/22, de 24 de Janeiro, complementa o grupo das moedas de 50 cêntimos, Kz 1, Kz 5, Kz 10, Kz 20, Kz 50 e Kz 100, perfazendo um total, agora, de oito moedas metálicas da família de Kwanza.

Indagado pela ANGOP, o director do Departamento do Meio Circulante do BNA,  Sebastião Banganga, confirmou o facto,  assegurando que alguns agentes comerciais já manuseam as mesmas, depois de disponibilizadas pelos bancos comerciais.

"Fizemos uma ronda a nível da província de Luanda, e a título de exemplo, constatamos que as moedas já estão  disponíveis em algumas superfícies comerciais",  afirmou o quadro senior do Banco Central de Angola.

Com a introdução desta nova moeda, o BNA propõe-se em contribuir para o progresso económico do país e, por isso,  reitera o apelo ao seu uso adequado, à conservação e valorização desta.​

A imagem patente nessa moeda metálica da série 2022 resulta de um concurso de desenho realizado para o efeito, a nível nacional, pelo Banco Central.

A moeda metálica é unicolor, de cor prateada, e semi-serrilhada, destacando-se no seu reverso o valor facial, ao centro, e a inscrição "Kwanzas”, a cestaria como símbolo da cultura nacional e, na base, o ano de emissão: o presente 2022.

Na face, prevalece o motivo da sua emissão, representado pelo abraço fraterno, que expressa a união nacional entre os angolanos e a inscrição no topo "PAZ E RECONCILIAÇÃO NACIONAL”, marco conquistado a 4 de Abril de há 20 anos.

Nota-se, de igual modo, a inscrição "2002 – 2022″, que constitui o período entre o ano da assinatura do Acordo que trouxe a Paz definitiva para Angola e o ano de emissão da moeda. Na sua base, é notória  a expressão "REPÚBLICA DE ANGOLA”.

Como elemento de segurança, destaca-se, inclinando-se à moeda metálica, dentro de um dos zeros, a alternância do número 200, com as letras "BNA”. Como as demais denominações, essa vai coabitar com as notas de "papéis", e passa a ser a única nos dois formatos.

Moeda de 200 Kwanzas, Comemorativa do 20.º Aniversário da Paz. © Fotografia por: Cortesia do Banco Nacional de Angola

Fonte: ANGOP