Economia
29 Março de 2022 | 08h18

Moeda de 200 Kwanzas começa a circular a 4 de Abril

Uma nova moeda com o valor facial de 200 Kwanzas começa a circular no próximo dia 4 de Abril, em alusão ao 20.º Aniversário da Paz e Reconciliação Nacional, informou o Banco Nacional de Angola (BNA).

De acordo com o BNA, a moeda, cuja distribuição ao público será efectuada pelos bancos comerciais, destaca a ilustração de um abraço fraterno entre os angolanos, símbolo de reconciliação e união, tendo sido a vencedora do concurso de desenho realizado para o efeito, a nível nacional.

Tem características específicas, nomeadamente unicolor de cor prateada e semi-serrilhada, no reverso, destacam-se o valor facial ao centro e a inscrição Kwanzas, a cestaria como símbolo da cultura nacional e, na base, o ano de emissão 2022.

Na face, destaca-se o motivo, representado pelo abraço fraterno, que expressa a união nacional entre os angolanos e a inscrição no topo Paz e Reconciliação Nacional, a inscrição "2002 – 2022” que constitui o período entre o ano da assinatura do Acordo que trouxe a Paz definitiva para Angola e o ano de emissão da presente moeda, bem como a expressão República de Angola.

Segundo o banco central, como elemento de segurança, destaca-se, inclinando-se a moeda metálica, dentro de um dos zeros a alternância do número 200 com as letras "BNA”.

A nova denominação, emitida ao abrigo da Lei n.º 1/22, de 24 de Janeiro, complementa as moedas metálicas em circulação, nomeadamente, 50 cêntimos, Kz 1, Kz 5, Kz 10, Kz 20, Kz 50, Kz 100, perfazendo um total de oito moedas metálicas da família de Kwanza.

Fonte: JA