Notícias
23 Março de 2022 | 09h26

INAMET aposta na modernização dos serviços

O Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica (INAMET) está a implementar um projecto de modernização no quadro do processo de modernização dos serviços, tornando-o num actor público efectivo e permanente de importância social e económica de referência em relação a informação sobre o tempo, clima, no cenário nacional e internacional.

O projecto de modernização do INAMET consubstacia-se na implementação do Sistema de Informação de última geração que inclui as telecomunicações, gestão e processamento de dados, bem como a previsão do tempo a base do modelo regional.

Segundo a instituição, em nota enviada à ANGOP no quadro do Dia Mundial da Meteorologia, o projecto, cujo grau de implementação está na ordem dos 85%;, visa o reforço da rede nacional de observação (superfície e ar superior).

O projecto, que está a ser executado em parceria com a Meteo-France Internacional, inclui ainda a capacitação do pessoal do INAMET.

Em relação a data, o INAMET chama a atenção dos indivíduos de uma forma geral e em particular as empresas em relação a importância e valorização da informação sobre o tempo, clima e não só, para a organização da agenda diária e da previsão de actividades, bem como eventos das instituições.

O INAMET manifesta disponibilidade para continuar a dialogar e esclarecer a sociedade sobre a importância da sua actuação nos mais variados sectores da sociedade.

O Dia Mundial da Meteorologia foi instituído pela Organização Mundial de Meteorologia (OMM) em 1950.

Angola aderiu a Convenção desta Organização Mundial, que conta com 193 Estados-Membros e Territórios, em 1976.

Fonte: ANGOP