Sociedade
08 Março de 2022 | 10h03

Hoje é Dia Internacional da Mulher

O Dia Internacional da Mulher é celebrado, anualmente, no dia 8 de Março. A data foi instituída pelas Nações Unidas e, actualmente, é comemorada em mais de 100 países.

No caso específico de Angola, a data é comemorada para homenagear as conquistas e a importância da mulher na sociedade, bem como promover reflexões sobre o progresso das mulheres ao nível do direito de voto e do exercício de cargos públicos, acesso ao mercado de trabalho e à educação.

A data serve, também, para reforçar o combate contra as desigualdades e injustiças, como a exploração sexual, discriminação e outros problemas que ainda persistem.

Em prol da efeméride, o Jornal de Angola ouviu mulheres que se destacam nos seus afazeres, como Kátia Gabriel, professora de Química há vários anos e que sonha ser professora catedrática, e de Isaura Epanda, uma mulher vencedora, que aos 12 anos teve o primeiro contacto com bebidas alcoólicas. Durante os 19 anos que viveu dependente do álcool, viu morrer seis dos sete filhos que gerou. Recuperada do vício, há 25 anos, escreveu um livro intitulado "Memórias de uma alcoólatra”, onde conta a sua experiência e criou, há duas décadas, a Associação Luz do Renascer, uma Organização Não Governamental (ONG), que se dedica à luta contra o alcoolismo.