Um liceu, com capacidade para albergar, nos três períodos, um total de 1.260 alunos, entrou em funcionamento, no Cassesse, um bairro do Dondo, município de Cambambe.
Inaugurado, na última sexta-feira, pelo governador provincial do Cuanza-Norte, Adriano Mendes de Carvalho, o designado Liceu Cassesse 1 tem 12 salas de aula, devendo receber alunos saídos do Instituto Politécnico do Dondo, por ter uma superlotação acima do recomendado.
A estrutura escolar custou aos cofres do Estado um total de 139 milhões de kwanzas, investimento do Programa Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM).
O governador Adriano Mendes de Carvalho considerou que a construção da escola faz parte dos esforços do Governo para reforçar a importância da formação académica para o indivíduo.
Por isso, as autoridades estão apostadas em criar oportunidades que permitam os alunos estudar em melhores condições. Para isso, apelou os estudantes e a sociedade em geral para preservar o património ora aberto ao público.
Além dessa infra-estrutura, o município de Cambambe conta com três estabelecimentos escolares, erguidos no âmbito do PIIM, sendo um complexo do ensino primário e do I ciclo do ensino secundário, denominado "Soba Caboco”, na comuna de Ndange-ya-Menha, e outra, no bairro Maxinde, no Alto Dondo.
No Ndange-ya-Menha, o complexo tem sete salas de aula, com capacidade para mais de 700 alunos, em dois turnos e um centro de formação profissional de artes e ofícios, que custaram 134 milhões de kwanzas, no âmbito do PIIM.
Com este complexo, a comuna conta, actualmente, com 21 salas de aula. Neste ano lectivo, estão inscritos 740 alunos, dos quais 640, no ensino primário, e 100 outros, no secundário.
Já a escola da Maxinde, com 12 salas de aula, custou 222 milhões de kwanzas.
Tal como em Cambambe, o governador avançou que está prevista a construção de 24 escolas, nos dez municípios da província, enquadrado no PIIM.
Cuanza-Norte tem 22 estabelecimentos escolares do II ciclo do ensino secundário, sendo 12 liceus do ensino secundário geral, três institutos politécnicos, dois institutos técnicos e cinco unidades de formação de professores.
Fonte: JA