Política
26 Janeiro de 2022 | 09h49

Angola e Marrocos traçam linhas de cooperação

Angola e Marrocos estabeleceram, terça-feira(25), mecanismos para dinamizar a cooperação bilateral, na vertente económica e comercial, tendo em vista os interesses comuns.

Numa reunião bilateral, realizada por videoconferência, os chefes das diplomacias de Angola, Téte António, e do Marrocos, Nasser Bourita, passaram em revista aspectos relacionados com a realização da Comissão Mista e o alargamento da cooperação. 


Discutiram também assuntos ligados ao multilateralismo, com destaque para a União Africana, nomeadamente a realização da 35ª Sessão Ordinária desta organização, a ter lugar de 05 a 06 de Fevereiro, em Addis-Abeba, na Etiópia.
As relações políticas e diplomáticas entre Angola e o Reino do Marrocos datam do início do processo de Luta de Libertação Nacional dos Povos Africanos contra a dominação colonial.

A seguir à independência  de Angola, os dois governos decidiram estabelecer relações diplomáticas, através da instalação de embaixadas em Luanda e Rabat.

Em Outubro de 1988, foi assinado o Acordo Geral de Cooperação Económica, Científica, Técnica e Cultural, que permitiu a realização da primeira Sessão da Comissão Mista Bilateral Angolano-Marroquina, em Rabat, em Outubro de 1989.


A segunda Reunião da Comissão Mista Bilateral entre os dois países teve lugar em Novembro de 2013, em Luanda.


Rectificação
O ministro das Relações Exteriores, Téte António, manteve, na sexta-feira, uma conversa telefónica com o ministro dos Negócios Estrangeiros dos Emirados Árabes Unidos, Sheik Abllah Bin Zahed, com quem abordou os últimos acontecimentos terroristas registados naquele país do Médio Oriente, bem como analisar assuntos multilateral e bilateral.


O Jornal de Angola referiu, na sua edição de ontem, que a conversa foi com o Presidente da República, João Lourenço, o que não corresponde à verdade. Relativamente aos assuntos bilaterais, Téte António e Abllah Bin Zahed passaram em revista os acordos assinados aquando da recente visita de Estado do Presidente João Lourenço aos Emirados Árabes Unidos.

Fonte: JA