COVID-19
26 Dezembro de 2021 | 19h38

MINSA avança com testagem massiva esta segunda-feira

O Ministério da Saúde informou hoje que procede, segunda-feira (27), a testagem em massa do vírus SARS-COV-2, a partir das 7 horas, no Largo das Escolas, Largo da Mutamba (adjacente ao edifício do Governo Provincial de Luanda e Ministério das Finanças).

Angola esta a viver a quarta vaga da pandemia da Covid-19 com registos de quatro dígitos diários de casos, numa altura em que foram, também, detectados os primeiros (16) casos da variante Ômicron do novo coronavírus.

De acordo com a ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, o crescimento galopante de contágios de Covid-19 registados nos últimos dias confirma a circulação comunitária da variante Ômicron em todo território nacional.

Segundo a titular da pasta da Saúde, a variante Ômicron continua a ser estudada e comparativamente às outras estirpes tem uma alta taxa de transmissibilidade e pode ser três vezes mais que as variantes já conhecidas.

A ministra fez saber que, os doentes acometidos com a Ômicron, têm com frequência sintomas semelhantes com a gripe, irritação na garganta, tosse, febres, corrimento nasal, dores nas articulações, dores de cabeça, falta de olfacto e nalguns casos diarreia.


Nesta altura, o país contabiliza um total de 71.142 casos, dos quais 63.995 recuperados, 1.746 mortes e 5.401 activos. Dos activos, existem cinco críticos, 15 graves, 46 moderados, 59 leves e 5276 assintomáticos, enquanto 125 pacientes estão internados.