Angola recebeu, este sábado, um lote de 801 mil 425 doses de vacinas da Pfizer, doado pelo Governo dos Estados Unidos da América (USA), para contribuir no combate a pandemia da Covid-19.
Com essa doação, eleva-se para mais de seis milhões de doses que o governo dos Estados Unidos de América cedeu a Angola.
Na ocasião, o secretário de Estado para a Saúde Pública, Franco Mufinda, reafirmou que neste momento o país possui um estoque de cerca de 26 milhões de doses de todos os tipos de vacinas validadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
O próximo desafio do Ministério da Saúde passa por vacinar, com a segunda dose, mais de sete milhões de pessoas a nível nacional, por via das brigadas móveis, unidades sanitárias e Postos de Vacinação de Alto Rendimento, em todos os municípios.
"Agora a nossa população elegível é de 12 anos e acima desta idade. Apelamos ao uso correcto da máscara, lavagem frequente das mãos com a água ou desinfecção com álcool e o distanciamento físico entre as pessoas”, reiterou.
Além do secretário de Estado para a Saúde Pública, Franco Mufinda, a cerimónia de entrega da doação vinda por via da iniciativa Covax, foi presenciada pela representante Adjunta da UNICEF em Angola, Kateryna Lytvynenko.
Fonte: ANGOP