COVID-19
14 Dezembro de 2021 | 20h54

Covid-19: Angola levanta suspensão de voos na África Austral

O governo angolano anunciou, esta terça-feira, o levantamento da suspensão de voos para a África do Sul, Namíbia, Botsuana, Lesoto, Zimbabué, Eswatini e Tanzânia, a partir desta quarta-feira, 15.

Angola havia suspenso os voos para os países em causa devido ao surgimento da variante Omicron identificada na África do Sul como B.1.1.529.

Segundo o ministro de Estado e Chefe da Casa Militar do Presidente da República, Francisco Pereira Furtado, que falava sobre as novas medidas de prevenção e combate à Covid-19, já não há razões para a manutenção da suspensão dos voos aos países em causa.

No entanto, avançou o ministro, os passageiros provenientes ou em trânsito nos referidos países serão submetidos a quarentena domiciliar de 14 dias, independentemente de estarem ou não vacinados.

Francisco Pereira Furtado deu, igualmente, a conhecer a reabertura do trafego aéreo com a Índia a partir de 1 de Janeiro de 2022.

O também coordenador da Comissão Multisectorial de Prevenção e Combate à Covid-19 afirmou que se mantêm validas as demais medidas anunciadas a 27 de Novembro.

O responsável manifestou-se, no entanto, desapontado com o facto de se notar entre os angolanos algum relaxe no cumprimento das medidas de prevenção, nomeadamente no uso da máscara facial na via pública.