Tecnologia
30 Novembro de 2021 | 13h25

Governo constrói primeiro Parque de Ciência e Tecnologia

O Executivo angolano vai avançar, em 2022, com a construção do primeiro Parque de Ciência e Tecnologia (PCT) do país para a promoção e incentivo a investigação científica, orçado em cerca de 45 milhões de dólares norte-americanos.

A ser erguido  na cidade capital (Luanda), o parque terá ainda laboratórios de investigação, base de dados para gestão de informações intelectuais e científico.

O facto foi dado a conhecer, esta  segunda-feira, em Luanda, pelo coordenador do projecto, Ricardo Queiroz, sublinhando que a infra-estrutura contará com 18 escolas para o ensino de base, além de magistérios para formação de orientadores vocacionais e de metodologia de ensino de ciências e tecnologia.

O responsável adiantou que a construção da estrutura está inserida no Projecto de Desenvolvimento de Ciência e Tecnologia (PDCT) que visa, igualmente, o financiamento de bolsas de estudo de pós-graduação, de projectos de investigação, realização de actividades de promoção e reforço da participação das mulheres em actividades de ciência, tecnologia e inovação.

Ricardo Queiroz,  que falava à ANGOP à margem da 7ª Conferência Nacional sobre Ciência e Tecnologia (CNCT) e  2ª Edição da Feira de Ideias, Invenções e Inovação de Base Tecnológica (FieBaT), realçou que o objectivo é o desenvolvimento de competências no ensino secundário e o apoio à gestão da propriedade intelectual.

Participam da 7ª edições da CNCT docentes universitários e investigadores científicos da, África do Sul, Botswana, Moçambique, Zimbabwe, Espanha, França, Portugal, Brasil, Canadá, Cuba, E.U.A., China e Macau, bem como representantes de organizações internacionais.