Ciência
18 Novembro de 2021 | 08h04

Os nove melhores alimentos para uma pele resplandecente

Os alimentos que consome diariamente exercem influência na saúde e aparência da sua pele. Os frutos secos e os vegetais de folha verde, por exemplo, serão alguns dos seus melhores aliados para uma tez lisa e sem imperfeições.

Confuso? Tome nota dos nove alimentos que, segundo a revista espanhola ¡Hola!, devem ser consumidos com regularidade para uma pele saudável e jovem.  

Abacate

Maioritariamente composto por gorduras monoinsaturadas, isto é, as gorduras saudáveis para o organismo e que produzem vários benefícios para a saúde, o abacate é um fruto nutricionalmente rico em vitaminas e minerais. Destacam-se as vitaminas A, C, B6 e E, que participam, por exemplo, na síntese de colagénio ao nível da pele e tecidos e contêm propriedades antioxidantes.

Abóbora

Rica em betacaroteno, que o corpo humano converte em vitamina A, a abóbora possui uma atividade antioxidante, ligada ao combate do envelhecimento.

Pimentos verdes

A sua ação anti envelhecimento reside na combinação das vitaminas A, C e carotenoides, as moléculas que dão desde a cor vermelha a amarela aos alimentos).

Cogumelos

São ricos em antioxidantes, selénio e vitaminas do complexo B, nomeadamente a niacina (B3) e riboflavina (B2), que reforçam o sistema imunitário.

Vegetais de folha verde

A alface, espinafres e couve são fontes de vitamina A, um dos nutrientes mais importantes para a saúde da pele. 

Citrinos

O limão, a laranja e a lima, por exemplo, são excelentes aliados na manutenção da hidratação celular, o que, a longo prazo, ajuda a prevenir o aparecimento de rugas. Os citrinos são ricos em vitamina C, um antioxidante que colabora na produção do colagénio.

Romã

A romã é um fruto rico em substâncias com propriedades antioxidantes, como os polifenóis (antocianinas e taninos), flavonoides, pró-vitamina, carotenoides e vitamina C. Quer isto dizer que assume um importante papel na proteção celular.

Couve flor

É rica em vitaminas A, do grupo B, C, ácidos gordos ómega-3 e ácido fólico que não só reforçam o sistema imunitário como promovem a regeneração celular. 

Nozes

Contêm ácidos gordos essenciais ómega-3, que reduzem a inflamação.

Fonte: LIFESTYLE