Cultura
28 Setembro de 2021 | 10h01

Ministro recebe finalistas do Top dos Mais Queridos

Os finalistas do Top dos Mais Queridos 2021 foram recebidos ontem, em Luanda, pelo ministro da Cultura, Turismo e Ambiente, Jomo Fortunato. O acto foi testemunhado pelos membros da comissão preparatória do concurso e representantes da Rádio Nacional de Angola.

Segundo a porta-voz do Top dos Mais Queridos, Rosa Mangueira, o ministro manifestou-se satisfeito com o regresso do formato, que prevê a presença de candidatos das dezoito províncias. 


Rosa Mangueira afirmou que uma das questões apresentadas no encontro tem a ver com  a falta de espaços para espectáculos e escolas de arte. Sublinhou que o ministro manifestou o desejo   de se dar maior aproveitamento dos locais de interesse e potencial turístico para as actividades artísticas.

 Os finalistas agradeceram o gesto do ministro e manifestaram-se satisfeitos com as condições proporcionadas pela Rádio Nacional de Angola. Nesta edição será feita uma homenagem aos mercados, com canções representativas deste espaço interpretadas por vozes consagradas e em ascensão do nosso cenário musical, com a direcção artística de Chico Madne. 


Esta semana, os concorrentes começam a ensaiar com a Banda Movimento para a gala de apresentação que acontece no dia 8 de Outubro. First Line Music (Cunene), Zebra( Bié), Henrique Sozinho (Cabinda), Glória Tito (Mo-xico), Paulo Flores e Yuri da Cunha (Luanda), Twyts da Coffex (Huíla), Rei da Costa (Lunda Sul), Osvaldo Nicolau (Malanje), Dala da Silva (Uíge), Lock Brown (Bengo), Kito Nogueira (Cuanza-Norte), Mon Mina Capitão(Cuando Cubango), Bruno Lukass (Nami-be), Father Black( Lunda-Norte), Tiviné(Benguela), Wamy da Silva (Zaire) e Os Picantes (Huambo) são os concorrentes.


O vencedor do Top dos Mais Queridos é encontrado me-diante voto popular, e um outro prémio, o da crítica, é atribuido por um corpo de jurados constituído por músicos, jornalistas e representantes da RNA. O Top dos Mais Queridos é um concurso anual que arrancou em 1982. 

No ano passado homenageou os vencedores das edições anteriores. O último vencedor do Top dos Mais Queridos foi Yanick Afroman em 2019´. Pedrito, com três conquistas, é o artista mais premiado e o quarteto constituído por Jacinto Tchipa, Matias Damásio, Ary e Yuri da Cunha, com dois troféus colocam-se nas posições imediatas. Mamborrô, Patricia Faria, Maya Cool, Paulo Flores, Moniz de Almeida, Yola Semedo. Sabino Henda, Bangão, Mig, Euclides da Lomba, Jovens do Prenda, Pacíficos da Huíla, dentre outros no-mes, fazem parte da galeria de vencedores.

Fonte: JA