As Edições Novembro lançou ontem, na cidade do Luena, capital do Moxico, mais um jornal.
O jornal "Cinguvu”, o mais recente título da Edições Novembro, foi lançado ontem, na cidade do Luena, capital do Moxico, em cerimónia que contou com a presença do vice-governador provincial para a Esfera Política, Social e Económica, Victor Silva.
Com este acto, a empresa proprietária do Jornal de Angola, Jornal dos Desportos, Economia&Finanças e de outros títulos, coloca no mercado o quinto jornal regional, que se junta a nove publicações.
De acordo com o presidente do Conselho de Administração da Edições Novembro, Drumond Jaime, o jornal "Cinguvu” vai divulgar os mais variados aspectos da vida cultural, social e política das províncias da Lunda-Sul, Lunda-Norte e Moxico.
Drumond Jaime destacou a importância da nova publicação, que vai trazer uma abordagem mais profunda da vida da região leste nos mais diversos domínios.
Antes do jornal "Cinguvu”, a Edições Novembro tinha lançado outros quatro jornais regionais, como o Planalto, Ventos do Sul, Angoleme e Nkanda.O jornal "Cinguvu” foi inspirado na expressão que representa, actualmente, um instrumento musical, mas que era utilizado como meio de chamamento às reuniões com os soberanos da época.
O PCA da Edições Novembro realçou que o "Cinguvu” é uma ferramenta que, além de dignificar a região, vai proporcionar outra imagem e atrair investidores nacionais e estrangeiros para as três províncias, dada as potencialidades em recursos naturais.
O consultor do Ministério das Telecomunicações, Tecnologias Informação e Comunicação Social, Celso Malavoloneque, referiu que o jornal "Cinguvu” vai permitir aos empresários e outros agentes económicos, divulgar os produtos e serviços da região, principalmente, os que actuam no sector agrícola, exploração de madeira e do mel.
O vice-governador Victor Silva agradeceu a iniciativa da Edições Novembro, tendo sublinhado que o "Cinguvu” vai trazer ao público leitor a verdadeira marca da província do Moxico nos aspectos políticos, económicos, culturais, históricos e turísticos.
Victor Silva encorajou os profissionais envolvidos na elaboração do jornal a abordarem as matéria com profundidade e responsabilidade.