Curiosidades
29 Junho de 2021 | 11h51

Cerejas: Uma fruta densa em nutrientes para desfrutar nos meses de calor

Este mês de junho, o Lifestyle ao Minuto dá destaque às cerejas que são "extremamente nutritivas e perfeitas para incluir na nossa alimentação nos meses de calor", explica a nutricionista Lillian Barros no âmbito da rubrica 'Alimento do Mês'. O texto que se segue é da sua autoria.

A cereja é um alimento denso em nutrientes e componentes bioativos, incluindo polifenóis, antocianinas, carotenóides, vitamina C, potássio e fibra. Além disso, as cerejas são uma boa fonte de triptofano, serotonina e melatonina.

Complementarmente, como 83% da sua constituição é água, as cerejas possuem um baixo valor calórico – 100 g de cerejas (≈26 unidades) equivalem a apenas 67 kcal

Relativamente aos benefícios do seu consumo, a evidência científica atual aponta para que o consumo de cerejas diminua os marcadores de stresse oxidativo, a inflamação e a pressão arterial, assim como a dor muscular e perda de força induzida pelo exercício físico. Adicionalmente, alguns estudos indicam efeitos benéficos na artrite, diabetes e hiperlipidemia, bem como no sono, na função cognitiva e, potencialmente, no humor. Deve notar-se que muitos destes estudos recorreram a quantidades (45-270 cerejas/dia) acima da habitual dose de consumo. 

Mais ainda, as cerejas são uma fruta que não exige preparação, pelo que é facilmente transportada e consumida integrada em lanches e snacks, sendo igualmente uma excelente opção para levar para a praia. 

Em síntese, as cerejas são extremamente nutritivas e perfeitas para incluir na nossa alimentação nos meses de calor.