Desporto
20 Junho de 2021 | 13h01

Pérolas Africanas chegam ao país de ouro ao peito

A Selecção Nacional sénior feminina de andebol, vulgarmente denominada por pérolas africanas, é esperada em Luanda, capital angolana, a partir das 12 horas de segunda-feira (21), depois da conquista do seu 14º título continental.

De acordo com uma comunicação do Ministério da Juventude e Desportos  (MJD) a que a ANGOP teve acesso, neste domingo, o conjunto, que conquistou sexta-feira o troféu africano, em Yaoundé, Camarões, será recebido na sala protocolar do Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, pela ministra de tutela, Ana Paula do Sacramento Neto.

Em seguida, realiza-se uma passeata por várias artérias da cidade até ao local em que está sepultado os restos mortais do primeiro Presidente da República de Angola, António Agostinho Neto, onde as tetradecacampeãs serão homenageadas.

Invictas na 24ª edição do evento continental, a selecção venceu na final a anfitriã Camarões por 25-15. Antes, passeou classe ante a Cabo Verde (39-14), Congo Brazzaville (29-24), República Democrática do Congo (29-20) e Tunísia (27-23).

Com este feito, o terceiro consecutivo, Angola detém a Taça em definitivo, de acordo com os regulamentos da competição, estando também qualificada para o Campeonato do Mundo no mês de Dezembro, em Espanha, tal como os Camarões  (2ª colocada), Tunísia  (3ª ) e Congo Brazzaville (4ª).