Política
10 Junho de 2021 | 07h30

Presidente da República visita província do Bengo

O Presidente da República, João Lourenço, desloca-se esta quinta-feira (10), a Caxito, província do Bengo, onde vai trabalhar nos próximos dois dias, com a agenda a incluir uma reunião do Conselho de Governação Local.

De acordo com o secretário para os Assuntos de Comunicação Institucional e Imprensa do Presidente da República, Luís Fernando, João Lourenço visita também alguns empreendimentos, como fazendas agrícolas e uma fábrica de materiais de construção.

Deu a conhecer que o Titular do Poder Executivo vai constatar o nível de execução das obras de infra-estruturas integradas da cidade de Caxito, bem como conceder audiências as autoridades tradicionais e  religiosas e representantes do empresariado e da juventude.

A visita de trabalho do Presidente João Lourenço termina sexta-feira, com o regresso à capital do país, no período da tarde.

Conselho de Governação Local
O Conselho de Governação Local é um órgão que auxilia o Presidente da República na formulação e no acompanhamento da execução das políticas de governação da Administração do Estado a nível local.

Entre as suas funções estão a apreciação das propostas dos orçamentos dos governos provinciais, o acompanhamento do processo de implementação das autarquias locais e de execução das políticas de combate às assimetrias regionais.

Nele são, também, permitidas sugestões de medidas para modernizar e simplificar os procedimentos da Administração Local.

O Presidente da República é coadjuvado pelo vice-Presidente. O Conselho integra 42 entidades, incluindo os 18 governadores provinciais, ministros e três secretários do Presidente da República.

Participam também nas sessões deste órgão alguns secretários de Estado, o secretário do Conselho de Ministros e entidades convidadas. 

Fonte: JA