Política
21 Maio de 2021 | 08h07

Chefe de Estado já está em Luanda

O Presidente da República, João Lourenço, regressou, ontem, à tarde, a Luanda, proveniente de Paris, onde participou na Cimeira sobre Economia de África.

O Chefe de Estado, acompanhado da Primeira-Dama, Ana Dias Lourenço, recebeu, no Aeroporto 4 de Fevereiro, cumprimentos de boas-vindas do Vice-Presidente da República, Bornito de Sousa, de membros do Executivo e de altos funcionários do seu gabinete.

A Cimeira, que reuniu dezenas de líderes africanos, europeus e de organizações políticas e financeiras internacionais, definiu um primeiro apoio financeiro aos países africanos, avaliado em 33 mil milhões de dólares.
No encontro, uma iniciativa do Governo francês, Angola defendeu uma mudança na estratégia de produção de vacinas para combater a Covid-19.

À margem da Cimeira, o Presidente João Lourenço teve encontros de trabalho com os homólogos de França, Emmanuel Macron, da África do Sul, Cyril Ramaphosa, e o Primeiro-Ministro de Portugal, António Costa.
João Lourenço teve, também, encontros com o patrono do Instituto Mudança Global, Tony Blair, antigo Primeiro-Ministro do Reino Unido, e com vários empresários franceses, tendo abordado os investimentos estrangeiros em Angola, no quadro das reformas em curso no país.
Esta foi a segunda vez que o Presidente João Lourenço se deslocou a França, na qualidade de Chefe de Estado. A primeira foi em Maio de 2018.

Fonte: JA