Política
17 Maio de 2021 | 20h02

Angola e África do Sul analisam cooperação bilateral

A cooperação entre Angola e África do Sul esteve em análise esta segunda-feira, em Paris, França, no encontro entre o Chefe de Estado angolano, João Lourenço, e o homólogo sul-africano, Cyril Ramaphosa.

Os dois Chefes de Estado estão na capital francesa para, participar, terça-feira, na Cimeira sobre a Economia de África, uma iniciativa do Governo francês, que conta com o envolvimento da União Africana.

No encontro, de cerca 35 minutos, os dois líderes passaram em revista a situação política, de paz e segurança na região Austral e Central de África.

Ambos países são membros da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) e mantêm excelentes relações de cooperação nos domínios político, diplomático, económico e cultural.

Nos últimos anos, os dois Estados reforçaram as relações bilaterais com a assinatura de vários acordos comerciais, que incluem a cooperação no sector petrolífero e a supressão de vistos nos passaportes ordinários.

Angola e África do Sul são as maiores economias e potências militares da SADC, pelo que pesa sobre si a responsabilidade da integração económica, a preservação da paz, a segurança e estabilidade na região.

Fonte: Angop