Política
17 Maio de 2021 | 15h31

João Lourenço aborda investimento com empresários franceses

O Presidente da República, João Lourenço, manteve, esta segunda-feira, em Paris, França, encontros separados com vários empresários franceses com os quais abordou os investimentos estrangeiros em Angola.

Em declarações à imprensa no final do encontro, Bertrand Camus, líder da Sociedade francesa Suez, ligado a projectos hídricos (tratamento, captação e distribuição de água potável) informou sobre o envolvimento da Suaez no novo projecto Bita, que vai reforçar o abastecimento de água à cidade de Luanda.

Adiantou que o projecto Bita está avaliado em 300 milhões de dólares americanos e será implementado em três anos, num financiamento de instituições financeiras de França.

 "Vamos continuar a investir em Angola no sector hídrico. Essa foi a principal questão em debate com o Presidente João Lourenço", disse Bertrand Camus.

Por sua vez, o empresário Jean Marc Nasr, vice-presidente Executivo de Sistemas Espaciais da Empresa Airbus, lembrou que a companhia faz parte do grupo que está trabalhar no novo satélite de telecomunicações para Angola, AngoSat-2.

Trata-se de um satélite geoestacionário angolano que está em construção pela Airbus Defence and Space que será operado pela AngoSat.

Jean Marc Nasr sublinhou que tem perspectiva de investir também no  sector das finanças.

Por seu lado, o presidente do Banco Francês Rothschild, Thibaud Foucarde, indicou que o encontro com o Presidente João Lourenço serviu para abordar questões ligadas à abertura de um escritório em Angola.

"Entendemos que o clima económico mundial está bastante complicado e certamente o de Angola também, mas é preciso trabalhar para alavancar o potencial económico que o país tem", afirmou.

O Banco Francês Rothschild tem escritórios em mais de 40 países do mundo.

Ainda hoje, o Chefe de Estado angolano tem agendado um encontro com o homólogo da África do Sul, Ciryl Ramaphosa.

No princípio da noite João Lourenço participa num jantar a convite do Presidente de França, Emmanuel Macron.

O Presidente angolano chegou domingo a Paris, para participar, terça-feira, na Cimeira sobre a Economia de África, iniciativa do Governo francês, que conta com o envolvimento da União Africana.

A Cimeira visa atrair investimentos para os sectores público e privado no continente africano.

Paris: Audiência do Presidente João Lourenço ao líder do Banco Rothschild, Thibaud Foucarde © Fotografia por: Mauro Romeu

Fonte: ANGOP