Política
17 Maio de 2021 | 08h26

João Lourenço em Paris para Cimeira sobre África

O Chefe de Estado angolano, João Lourenço, chegou ao princípio da noite deste domingo a Paris, para participar na Cimeira sobre a Economia de África.

No Aeroporto Charles de Gaulle, o Presidente da República, que se faz acompanhar da Primeira Dama, Ana Dias Lourenço, recebeu cumprimentos de responsáveis do Governo francês e do embaixador de Angola em França, João Miranda.

Esta é a segunda vez que o Presidente João Lourenço se desloca a França, desde o início do seu mandato, em Setembro de 2017, tendo a primeira deslocação ocorrido em Maio de 2018.
França foi o primeiro país da Europa a ser visitado por João Lourenço, depois de assumir a chefia do Estado angolano.

As relações diplomáticas entre Angola e a França datam de Fevereiro de 1976 e, em 1982, os dois países assinaram um Acordo Geral de Cooperação.

Cimeira de financiamento das economias africanas

A Cimeira sobre Economia em África, a realizar-se terça-feira por iniciativa do Governo francês, visa atrair investimentos para os sectores público e privado africanos, a fim de fazer face à subida das taxas de juros, consequência da Covid-19 no sistema económico mundial.

Segundo observadores, as autoridades francesas pretendem, com esta Cimeira, mobilizar uma substancial  ajuda para a África e colocar os seus alicerces num novo ciclo de crescimento.

Afirmam que os meios financeiros visam relançar as economias dos países africanos, porque, apesar do continente ter sido o menos afectado pela pandemia, a previsão é do seu Produto Interno Bruto (PIB) recuar, este ano, 2,1 por cento.

No quadro da Cimeira são aguardados em Paris cerca de 15 Chefes de Estado e de Governos africanos.

Do lado europeu prevê-se a participação da Itália, Espanha e Portugal (que assume a presidência rotativa do Conselho da União Europeia), assim como representantes da União Europeia e da União Africana.

Fonte: Angop