Desporto
12 Maio de 2021 | 16h57

Angolano é o mais jovem campeão pelo Sporting

O futebolista angolano de 16 anos de idade, Dário Essugo, tornou-se o jogador mais jovem de sempre a sagrar-se campeão da primeira Liga Portuguesa pela equipa principal do Sporting.

Nascido na província de Benguela, o médio trinco não evoluiu no jogo da consagração disputado terça-feira, em que os Leões venceram o Boavista (1-0), onde também jogam os angolanos Show, ex 1º de Agosto, e Angel Gomes, que milita ao longo dos anos na Europa.  

Dário Essugo estreou-se pela formação de Alvalade dia 20 de Março último diante do Vitória SC, seis dias após ter completado 16 anos de idade, tornando-se no mais jovem de sempre a alinhar pela equipa leonina na competição.

O benguelense superou o defesa Santamaria, que se estreou a 23 de Janeiro de 1999, em Chaves, com 16 anos, 11 meses e 12 dias, e também Marco Caneira, lançado a 10 de Fevereiro de 1996 contra o Farense quando tinha 17 anos e um dia.

No entanto, o atleta pode ainda bater um outro recorde nos "Leões”.

Caso marque um golo esta época, quando faltam ainda duas jornadas para o fim do campeonato, poderá ser o jogador mais jovem a faze-lo com a camisola do Sporting na divisão principal, batendo um recorde que pertence a Cristiano Ronaldo, conseguido com 17 anos e oito meses.

Nascido aos 14 de Março de 2005, Dário Essugo é já apontado como uma das jovens promessas no futebol luso.

O último título da formação de Alvalade tinha sido obtido na época de 2001-2002.

A equipa liderada por Rúben Amorim conquista o ceptro 19 anos depois da última consagração.

Quando faltam ainda duas rondas para fim da prova, o Sporting tem oito pontos de avanço (82) sobre o FC Porto (74), segundo classificado.

Trata-se do segundo título conquistado esta época, depois da Taça da Liga, em Janeiro passado.

Dário Essugo, angolano campeão pelo Sporting de Portugal © Fotografia por: Cedida

Fonte: ANGOP