Ciência
11 Maio de 2021 | 15h48

Abelhas treinadas nos Países Baixos para detetar infeções por Covid-19

As abelhas têm um olfato apurado e poderão assim encurtar o tempo de resultado dos testes para segundos.

Investigadores holandeses têm treinado abelhas, com um olfato apurado fora do comum, para identificar amostras infectadas com Covid-19, encurtando dessa forma o tempo para conhecer o resultado para meros segundos.

Para treinar o enxame, os cientistas a trabalhar no laboratório de investigação bio-veterinário, na Universidade de Wageningen, davam-lhes água açucarada como recompensa depois de lhes mostrarem as amostras infectadas. Caso a amostra não tivesse o vírus presente, não recebiam nenhuma recompensa.

Depois de se habituarem, as abelhas já estendiam, espontaneamente, as suas línguas para receber a recompensa quando se deparavam com uma amostra infectada, explicou Wim van der Poel, o professor de virologia que fez parte do projeto à Reuters.

O estender da língua das abelhas para beber a recompensa é a confirmação de que o resultado do teste é positivo, referem os investigadores.

Pode demorar horas ou dias a receber um teste ao novo coronavírus, mas a resposta das abelhas é imediata. Além disso, segundo a equipa, o método é barato, podendo assim ser ideal para países em que os testes são escassos.

Fonte: NM