COVID-19
02 Maio de 2021 | 05h59

COVID-19: Japão e UNICEF juntam forças para apoiar a resposta a pandemia em Angola

O apoio do Governo do Japão, visa garantir que o UNICEF e o Ministério da Saúde trabalhem em estreita colaboração para o fortalecimento dos sistemas de gestão, armazenamento e distribuição da vacina contra o COVID-19.

O Governo do Japão forneceu cerca de 450 mil dólares em ajuda de emergência para apoiar a resposta nacional ao COVID19 e fortalecer o sistema de gestão, armazenamento e distribuição da vacina do COVID-19 em Angola.
O Governo de Angola está totalmente empenhado em vacinar contra a COVID-19 os grupos populacionais prioritários e cobrir cerca de 52% dos 22 milhões de pessoas elegíveis a vacinação até ao final de 2021. A introdução de mais doses de vacinas COVID-19 terá um impacto significativo na cadeia de abastecimento de vacinas e na capacidade de armazenamento em camaras de refrigeração.
O UNICEF tem apoiado a parte logística do Plano Nacional de Vacinação e o fortalecimento do sistema de camaras de refrigeração para garantir que o país possa armazenar e distribuir com segurança as vacinas COVID-19, além das vacinas de Imunização de Rotina. A contribuição generosa do Governo do Japão, o UNICEF trabalhará em estreita colaboração com o Ministério da Saúde para o fortalecimento dos sistemas de gestão de camaras de refrigeração e garantir que estejam prontos para receber, armazenar e distribuir a vacina COVID-19.
 O embaixador do Japão em Angola Jiro Maruhashi, salientou que "o Governo do Japão tem uma
 cooperação histórica com Angola, e neste momento em que o mundo inteiro enfrenta grandes desafios causados pela COVID19, reforçamos o nosso compromisso e juntamo-nos aos esforços para apoiar o combate a pandemia”.
Andrew Trevett, Representante Adjunto e Oficial Responsável do UNICEF, por seu turno agradeceu ao governo do Japão pela contribuição, afirmando que a mesma irá ajudar as autoridades locais a pôr fim à pandemia. "Continuaremos a trabalhar com o governo Angolano e parceiros multilaterais para retardar a propagação do COVID-19 e, em última instancia, acabar com a pandemia. O apoio do governo japonês contribuirá para garantir a qualidade e gestão eficiente das vacinas, visto que a vacinação é actualmente a única forma para combater e vencer a pandemia.
O UNICEF tem uma tradição histórica de parceira com o Governo Japonês, tendo ao longo dos últimos anos beneficiado de vários financiamentos que permitiram dar resposta à várias situações de emergência protegendo as crianças e famílias em Angola.