COVID-19
30 Abril de 2021 | 09h09

Primeiro lote da Pfizer chega ao Brasil com mais de 1 milhão de vacinas

O primeiro lote de vacinas contra a Covid-19 da Pfizer já chegou ao Brasil. De acordo com o G1, o avião com um milhão de doses desta vacina chegou ontem ao Aeroporto Internacional de Viracopos, em São Paulo, num dia em que o país registou 400 mortes por Covid.

O desembarque e entrega da primeira remessa de um contrato de 100 milhões de doses celebrado pelo governo federal foi acompanhado pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.

As vacinas serão agora distribuídas em todo o país, entre hoje e sábado. 

Importa recordar que, no ano passado, o Governo liderado por Jair Bolsonaro rejeitou uma oferta inicial para a aquisição de 70 milhões de doses da vacina da Pfizer. 

Na altura, o executivo brasileiro acabou por ceder e celebrar um contrato este ano com o laboratório devido ao agravamento da pandemia no país. 

Neste momento, o processo de vacinação no Brasil ainda se encontra a decorrer lentamente por falta de vacinas, sendo que atualmente estão a ser administradas vacinas desenvolvidas pelo laboratório chinês Sinovac e pela Universidade de Oxford em conjunto com a AstraZeneca.

Ainda durante o dia de ontem, o Presidente brasileiro lamentou o "número enorme de mortes" provocadas pela Covid-19 no país, que já ultrapassou os 400 mil óbitos, mas frisou que as medidas de isolamento social levarão a "sociedade à miséria". 

Fonte: NM