Saúde
28 Abril de 2021 | 19h59

PNUD Disponibiliza mais USD 80 milhões para combate à malária e HIV/SIDA

O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) disponibilizou, esta terça-feira, Usd 82 milhões para combater a malária, tuberculose e HIV/Sida nas províncias do Cuanza Sul e Benguela, soube hoje a ANGOP.

A acção será desenvolvida em três anos e o valor será empregue na compra de medicamentos e realização de testes laboratoriais.

A informação foi avançada, no Sumbe, pelo representante do PNUD em Angola, Edo Stork, destacando a necessidade de se redobrar os esforços para o combate das três doenças nessas províncias.

Segundo o representante, a sua organização conta com parceiros sociais e o sector da Saúde na eliminação da incidência dessas doenças.

Falando num encontro com o representante do PNUD em Angola, o governador provincial, Job Capapinha disse ser um contributo importante para o combate da malária, HIV/Sida e da tuberculose na região.

Referiu que o Cuanza Sul é uma zona de transição, por isso há toda necessidade das autoridades sanitárias estarem bem preparadas para combater essas doenças.

De acordo com fonte da direcção da Saúde Pública e Controlo de Endemias, a nível do Cuanza Sul são registados anualmente mais de 50 mil casos de malária, 20 mil de tuberculose e 70 de HIV/Sida.

A província do Cuanza Sul possui uma população estimada em cerca de dois milhões e 800 mil habitantes.

Fonte: ANGOP