Política
26 Abril de 2021 | 09h06

Mega operação de recolha de lixo em Luanda

Luanda é a nossa casa comum, onde habitam mais de oito milhões de pessoas e faz sentido que se tenha decidido por uma mega-operação de remoção do lixo naquela que já foi uma das mais belas cidades do continente africano.

Foi oportuna a decisão de se criar uma comissão multisectorial para se encarregar especificamente de um problema de elevada gravidade. A acumulação de lixo em vários pontos de Luanda se transformou num problema de saúde pública, o que implicava a intervenção de muitos sectores que concorrem para a defesa da qualidade de vida das populações.

A acumulação de lixo na cidade de Luanda atingiu proporções que devem obrigar as autoridades sanitárias a fazerem diagnósticos sobre o seu impacto na vida das populações e, se for caso disso, a tomar as medidas necessárias para se evitarem doenças que podem causar mortes.
 As chuvas que têm caído na capital e o lixo nela acumulado já se constituíram num verdadeiro perigo para a saúde das populações, sendo por isso bem - vinda a mega- operação de recolha de resíduos sólidos que vai começar hoje em Luanda.

Hoje e noutros dias vai-se resolver extraordinariamente um grave problema, em virtude do lixo acumulado em Luanda, mas é necessário que se tirem as devidas lições dos erros cometidos na gestão dos processos de recolha dos resíduos sólidos, para que no futuro não aconteçam mais casos que ponham em causa a saúde de milhões de pessoas.

 Os servidores públicos devem sempre avaliar as consequências das suas decisões e, em função disso, tomar as medidas necessárias para evitar graves danos para as populações. O servidor público trabalha para o bem -estar das comunidades e o interesse destas tem de estar sempre acima de outros interesses.

Os habitantes de Luanda não querem certamente voltar a viver esta experiência amarga de terem de conviver com grandes quantidades de lixo, e estão satisfeitos com a mega -operação que hoje se inicia. Esperamos todos que esta operação marque o fim de uma incorrecta gestão da recolha de resíduos sólidos em Luanda.
Imagem ilustrativa

Fonte: JA