Saúde
24 Abril de 2021 | 10h51

Usar lentes de contacto no duche aumenta até sete vezes risco de cegueira

De facto, o estudo descobriu que se tratava do "fator de risco mais significativo" para o desenvolvimento de queratite microbiana - condição associada ao uso de lentes de contacto.

Investigadores da Universidade de Southampton, no Reino Unido, realizaram o estudo que constatou que dormir com lentes é igualmente detrimental.

Os autores da pesquisa alegaram que pessoas entre os 25 e 54 anos estão mais propensas a serem afetadas.

O estudo, relatado no Daily Telegraph, foi publicado na revista científica BMJ Open Ophthalmology.

Este trabalho analisou os hábitos de higiene de 78 usuários de lentes de contacto, dos quais 37 sofreram de queratite microbiana, enquanto 41 não padeceram do problema.

A pesquisa apurou que tomar banho de lentes aumenta o risco de infeção em até três vezes.

Todavia, ao tomar banho todos os dias o fator de risco é sete vezes maior.

Enquanto isso, pouco menos de 50% dos pacientes sofreram algum tipo de perda da visão, enquanto 70% disseram ter impactado a sua vida.

Parwez Hossain, professor associado de oftalmologia da Universidade de Southampton, disse que tal poderia levar a problemas permanentes.

"As lentes de contato para correção visual oferecem muitos benefícios, mas a queratite microbiana relacionada às lentes de contacto é uma causa frequente de deficiência visual permanente e alguns casos podem até precisar de um transplante de córnea ou levar à perda do olho", explicou Hossain.

"A má higiene das lentes de contacto é um conhecido contribuinte para a infeção, com 66% de complicações atribuídas a práticas de higiene precárias". 

queratite microbiana é uma infcção que afeta a córnea, a camada transparente na parte frontal do olho.

As infeções da córnea são comummente associadas ao uso de lentes de contacto e variam de intensidade leve a grave.

Os fatores de risco para a condição incluem não lavar as mãos, dormir com lentes e tomar banho ou nadar enquanto as usa.

Fonte: LIFESTYLE