Política
23 Abril de 2021 | 11h13

Espanhóis querem investir na agricultura e na indústria

O Governo espanhol pretende investir no sector da agricultura e da indústria na província do Bié, depois da Educação, que já é uma realidade, com a implantação da Universidade Internacional do Cuanza, a abrir em breve.

Segundo o embaixador de Espanha em Angola, Miguel Ruigómez, a província do Bié está muito bem preparada para fazer a agricultura em grande escala, pois tem terras muito férteis e com muita água. "Aqui é um bom lugar para se investir na agricultura e, depois da produção, devemos transformar, então a indústria também virá", afirmou o diplomata que chegou esta quinta-feira ao Cuito para uma visita de dois dias.

Miguel Ruigómez afirmou que a "Espanha na está bem presente” no desenvolvimento de Angola. "O Governo espanhol já começou a investir na província do Bié, com a construção do Hospital Walter Strangway e, agora, com a Fundação Internacional Ibero-americana”, disse, para sublinhar que a Educação é muito importante. 

O diplomata disse ainda que a presença de empresários espanhóis para investir na agricultura no Bié é um processo que pode estar a começar e realizar-se em dois ou três anos. "A presença do Governo de Espanha é muito forte, e isso espelha com a visita do Primeiro-Ministro de Espanha que esteve, há dez dias em Luanda. Vamos trabalhar e incentivar os nossos empresários a virem investir aqui", disse o diplomata, no final da visita de ao governador Pereira Alfredo, nesta quinta-feira.

Para esta sexta-feira, o embaixador do Reino de Espanha vai depositar uma coroa de flores, no cemitério Monumento do Cuito, além de realizar um visita guiada às instalações da Universidade Internacional do Cuanza, instituição da fundação Ibero-americana e ao Hospital  Walter Strangway.