Saúde
16 Abril de 2021 | 11h16

Serviços de Saúde registam melhorias

A assistência médica e medicamentosa regista melhorias no município de Mucari, 54 quilómetros a Leste da cidade de Malanje, revelou o director municipal da Saúde.

Araújo Alberto acrescentou que os avanços devem-se à expansão da rede sanitária composta, neste momento, por  seis postos médicos, dois centros de saúde e um hospital municipal de referência.Segundo o responsável, o hospital possui orçamento próprio para suporte das refeições diárias dos funcionários e doentes internados. O reforço da dieta alimentar tem contribuído de forma significativa para a recuperação dos internados. Para uma capacidade de internamento de 67 doentes, a referida unidade sanitária atende, em média, 100 pacientes por dia.

A unidade hospitalar disponibiliza serviços de Pediatria, Raio-x, Medicina Geral, Dermatologia, Psiquiatria, Cardiologia, Hematologia, Cirurgia, Oftalmologia, Ortopedia e Ginecologia e Obstetrícia, Estomatologia, Laboratório de Análises Clínicas e um bloco operatório.Dispõe ainda de um posto fixo de vacinação, banco de sangue, uma morgue e serviços de energia eléctrica e água potável. O corpo clínico é composto por sete médicos angolanos e 32 enfermeiros. Entre Janeiro e Fevereiro de 2021, o Hospital Municipal de Mucari realizou 3.661 consultas externas de várias patologias, com realce para a malária.

O director municipal da Saúde explicou que a Maternidade atendeu, no período em análise, 149 gestantes com idades compreendidas entre os 15 e 50 anos. Os profissionais que trabalham no Hospital Municipal de Mucari têm desenvolvido acções de vigilância epidemiológica relativa à Covid-19, conforme as orientações do Ministério da Saúde.

Fonte: JA