Economia
16 Abril de 2021 | 10h57

Produção de café na Ganda precisa de apoio técnico da Agricultura

O empresário Rui Magalhães, produtor de mudas de café no município da Ganda, província de Benguela, disse hoje que a falta de apoio técnico do Ministério da Agricultura e Pesca, a nível local, tem dificultado o fomento da produção do café na região.

A propósito do Dia Mundial do Café, que se assinalou nessa quarta-feira, o proprietário da empresa Vida Rural, vocacionada à agro-indústria e ecoturismo, disse que se dedica à plantação de mudas de café e tem fornecido a camponeses da região, mas a produção sai com baixa qualidade, por falta de acompanhamento técnico.

Rui Magalhães, que tem, neste momento, uma plantação de oito mil mudas de café arábica, disse que existem técnicos da Agricultura na região, mas falta o acompanhamento das plantações camponesas, para permitir que haja boas safras e desenvolvimento da actividade cafeícola.

Em relação às oito mil mudas de café, disse que tentou negociar com a administração da Ganda para esta adquirir e distribuir aos camponeses, no âmbito do combate à pobreza, mas sem sucesso, explicou o interlocutor, dizendo que deste modo vai plantar apenas um ou dois hectares de mudas, "o resto corre o risco de estragar pois vai passar a época de plantar e estragar-se”.

Na óptica do empreendedor, o café pode ajudar a transformar rapidamente a economia social da Ganda, mas aponta a falta de coordenação, na planificação das acções a executar no terreno, entre os agentes do Estado e os actores do sector privado.

Sem gestão partilhada dos diferentes actores, segundo o empresário, não se explora da melhor forma os poucos recursos existentes, como conhecimento, tecnologia para produção e transformação/ processamento básico.

Por outro lado, informou que a cadeia produtiva formal do café, no município da Ganda, é inexistente de momento

Disse que falta também serviços de extensão, consultoria, de infra-estruturas mínimas e inclusão de jovens na cadeia produtiva, assim como uma incubadora rural, fundamental, no seu entender, para ajudar a alavancar as várias cadeias produtivas do sector agro-industrial, alimentar e pecuário.

Angola já foi o terceiro maior produtor de café do mundo, nos anos 70, com uma produção anual de 220 mil toneladas. Actualmente, está reduzido a pouco mais de seis mil toneladas ano.

Para aumentar a sua produção é necessário um investimento anual de cerca de 150 milhões de dólares por ano.

 

Fonte: ANGOP