Sociedade
15 Abril de 2021 | 18h32

Luena com restrição no fornecimento de energia elétrica

Uma falha ocorrida num software que permite o funcionamento da central térmica da Wartsila, produtora de 20 Megawatts (MW), está a provocar restrições no fornecimento de energia eléctrica à cidade do Luena, capital da província do Moxico.

A Angop apurou que os bairros como o Social da Juventude, Sinai Novo, Sinai Velho, Vila Luso, Mandembwe, Kapango e KM5, são os mais visados com as restrições que acontecem há uma semana.

Em declarações à imprensa, nesta quinta-feira, no Luena, o director do Gabinete Provincial de Infra-estruturas e Serviços Técnicos do Moxico, Honório Sacuparica, explicou que a central de controlo dos grupos geradores perdeu a sincronização com outros elementos técnicos.

Esta falha técnica, esclareceu, impossibilita a informação com a subestação do Luena, responsável pela geração de energia que é transportada para as residências.

Disse que, no momento, a Empresa Nacional de Distribuição de Electricidade (ENDE) está a receber apenas 11 MW, valor insuficiente para cobrir a cidade do Luena com energia eléctrica.

Fez saber que uma equipa técnica já trabalha no local, com o intuito de superar o problema o mais rápido possível.

A cidade do Luena recebe energia eléctrica de grupos geradores (30 MW) e da barragem hidroelétrica de Tchihumbue, localizada no município do Dala, província da Lunda Sul, (42 megawatts).