Tecnologia
15 Abril de 2021 | 15h21

Trezentos mil angolanos com acesso diário gratuito à internet

Trezentos mil angolanos de nove, das 18 províncias do país, têm acesso diário livre e gratuito à internet, através dos pontos de distribuição dos serviços “Angola on-line”, soube a ANGOP, esta quarta-feira.

O facto foi confirmado pelo director nacional das Telecomunicações e Tecnologias de Informação, Matias Manuel da Silva Borges, no final de uma visita de trabalho à província do Huambo (planalto central de Angola).

Disse estarem instalados 111 pontos de distribuição de internet, nas províncias do Bengo, Benguela, Bié, Cuanza Sul, Cunene, Huambo, Huíla, Luanda e Namibe.

Realçou que a estratégia do Governo tem contribuído, de forma significativa, para que a população destas localidades, sobretudo a comunidade estudantil, encontre condições favoráveis para trabalhos de pesquisa.

Matias Manuel da Silva Borges avançou que o Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social vai expandir os serviços as demais províncias do país, com a instalação de mais pontos, principalmente nas escolas.

Esta estratégia, adiantou, enquadra-se nas políticas do Governo de melhorar o acesso da população à internet, cujos indicadores apontam para números muito baixos, com sete milhões de usuários dos serviços fixos e perto de 15 milhões para os móveis, num universo de cerca de 30 milhões de habitantes.

Acrescentou que Governo angolano está, igualmente, a trabalhar na melhoria dos cabos submarinos, da rede da fibra óptica e de micro-ondas, além de concluir, com a República da Rússia, a construção do Angosat-2, cujo plano contempla, também, a formação de 60 quadros nacionais.

Paralelamente, disse estarem em curso a construção de mais mediatecas e salas equipadas com computadores ligados à internet, para beneficiar, de forma particular, os jovens que, em breve, serão dos principais beneficiários de mais uma operadora de telefonia móvel.